Mesmo criticado, Lingard é uma boa contratação do Nottingham Forest

 

Lingard não ficou muito tempo sem clube (Foto: Divulgação/NFFC)

Livre no mercado, o Nottingham Forest acertou a contratação do meia Jesse Lingard. Eu sei que o nome do jogador é motivo de memes e piadas pela internet, mas para o contexto atual do Forest, é uma excelente contratação. Mais perto da estreia na Premier League, pretendo fazer um texto falando do que esperar dos Reds em seu retorno à elite. Por agora, focaremos apenas na vinda de Lingard.

Por mais que o meia tenha tido sequência com a camisa do Manchester United e vivido alguns brilhos muito isolados, Lingard mostrou-se que talvez não fosse um nome à altura dos Red Devils ou de qualquer grande clube inglês. Porém, quando foi emprestado ao West Ham no primeiro semestre de 2021, o jogador demostrou um grande desempenho – nove gols em 16 jogos.

Esse desempenho impressionante no West Ham, demostrou que Lingard é um jogador para times médios, e que sem a pressão dos grandes clubes, pode ser um nome decisivo e desequilibrar partidas.

A vinda de Lingard ainda supre uma carência no elenco do Forest, que é na meia de armação. O clube trouxe Lewis O’Brien, mas o jovem de 23 anos, ex-Huddersfield, não tem experiência na Premier League.  

Com o contrato de apenas uma temporada, pode-se dizer que todos os lados saíram ganhando. O Forest, que traz um jogador de 29 anos, com vasta experiência na PL e não fica preso em um vínculo tão longo caso o meia não renda. Já Lingard, chega para ser titular e caso vá bem, pode conseguir uma vaga no elenco da Inglaterra para a Copa do Mundo no Catar – vale ressaltar que ele disputou o Mundial de 2018.

Falando em Copa do Mundo, não há dúvidas que essa será uma das grandes motivações do jogador ao vir para o Forest. Outrora convocado regularmente ao English Team, Lingard não atua pela seleção desde outubro de 2021. Com a FIFA aumentando o número de convocados para 26, o meia poderia voltar ao radar de Southgate.

Na última temporada, atuou pouco em comparação a outros anos: 22 partidas. Mas ainda assim, o jogador tinha uma série de pretendentes, além do próprio Forest. O West Ham queria o repatriar, Everton, times da MLS e do Oriente Médio também foram especulados. E a escolha pelos Reds mostra que é um projeto atrativo para jogadores, inclusive, Dean Henderson, goleiro do Manchester United, também veio para o City Ground buscando mais tempo de jogo e visando o Mundial no final do ano.  

Com o bom mercado que o Forest vem fazendo, é possível que o clube até possa fazer uma campanha boa na Premier League, e se Lingard for o diferencial do time, ter seu contrato ampliado por mais tempo.